Feserp MS em Ação: Sindicato convoca e servidores debatem reajuste em Bataguassu
Nesta segunda-feira (16/01), o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Bataguassu, após convocação, realizou Assembleia Geral com os filiados, na pauta, foi discutido, e aprovado por unanimidade, a solicitação, pelo princípio da isonomia, do índice de 14.95% de reajuste linear a remuneração dos servidores municipais.
Também foram apresentados números referentes ao ticket alimentação que os servidores recebem no município. A diretoria do sindicato, juntamente com a comissão de negociação, foram a campo e fizeram uma pesquisa de preços nos principais mercados da cidade, nela, foi constatado que, com os valores atualmente recebidos de ticket, não é possível adquirir uma sexta básica.
“Uma sexta básica em nosso município custa cerca de R$ 400,00 reais em média, a inflação de alimentos abalou nosso poder de compra, só ano passado, 2022, os itens da alimentação no domicilio teve alta variação de mais de 20%”. Justificou a presidente.
Levantamento feito pelo g1 mostra que, enquanto a renda média do brasileiro subiu 19,7% em três anos, os alimentos ficaram 41,5% mais caros.
Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que, em outubro de 2019, 43,8% do salário mínimo era comprometido com a compra da cesta básica. Neste ano de 2022, essa fatia cresceu para 58,78%.
O valor estabelecido pela assembleia, à ser apresentado ao prefeito Akira em relação ao Tickt alimentação ficou definido em R$ 350,74, sendo o mesmo, deve, pela proposta, ser ampliado para todos os servidores públicos municipais.
As discussões e deliberações foram acompanhadas pelos diretores da Feserp MS, Michel Vaz Morrison e Nilson Araújo Figueredo. É o segundo ano consecutivo que a federação acompanha as negociações no município de Bataguassu.