Feserp recebe filiação da Aduems em Dourados
Na tarde desta segunda-feira (27/03) os diretores da Feserp-MS e CSPB, Lilian Fernandes, Michel Vaz Morrison, Nilson Araújo e Fernando Batista, estiveram em Dourados fazendo a filiação simbólica da Aduems – Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
A filiação já havia sido aprovada pelas diretorias de ambas entidades. A data escolhida faz parte das comemorações de 30 anos da UEMS. Vale lembrar que as sedes da UEMS e da ADUEMS são em Dourados, maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
A filiação da Aduems na Feserp já vinha sendo discutida nos últimos anos, em maio de 2020, na sede da Feserp, a presidente Lílian Fernandes recebeu os diretores do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (ADUEMS), reforçando o convite feito anteriormente para que a ADUEMS passasse a integrar a base sindical da Feserp/MS.
Na época, Lilian destacou a então presidente, professora Cassia Reis, sua vontade para que as duas entidades caminhassem juntas.
Os dirigentes da Aduems, liderados pelo presidente Esmael Machado apresentaram à Feserp suas prioridades na luta por correções salariais e demandas da categoria. A associação dos docentes da UEMS já havia aderido à campanha unificada de negociação salarial capitaneada pela Feserp.
“Para o movimento sindical é muito importante essa filiação voluntária da Aduems, nossa luta fica ainda mais forte e consequentemente, com maior representatividade, teremos mais voz junto aos nossos governantes. Temos mais de 50 sindicatos de servidores estaduais e municipais na nossa base.” Destacou Lilian Fernandes.
A presidente Lilian Fernandes destacou que a diretoria da Federação vêm acompanhado as tratativas de negociação salarial em vários municípios e também com o governo do Estado.
‘Estamos acompanhado as tratativas e auxiliado nas negociações em mais de 50 municípios e nas carreiras do Estado. Somos conhecedores da realidade dos servidores e vemos folego fiscal e orçamentário para negociação salarial. Temos uma perspectiva favorável aos trabalhadores.” Pontou Fernandes.
A Aduems, agora filiada, adere às pautas da Feserp, reforçando os pedidos apresentados ao Governador Eduardo Riedel. A categoria de professores já acumula perdas salariais desde 2015, de quase 40 %, somente de inflação.