Temer indica advogado como novo ministro do Trabalho
Caio Luiz Vieira de Mello sucederá o ex-ministro Helton Yomura, alvo de operação da PF. Pasta era ocupada interinamente por Eliseu Padilha
O presidente Michel Temer indicou nesta segunda-feira, 9, o advogado Caio Luiz Almeida Vieira de Mello como novo ministro do Trabalho. Ele substituirá Helton Yomura, que pediu demissão do cargo na semana passada, após ser afastado por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Registro Espúrio, que apura corrupção no ministério. Desde então, a pasta era ocupada interinamente pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Vieira de Mello é desembargador aposentado e foi vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região entre 2008 e 2009. Atualmente é consultor do escritório de Sérgio Bermudes, que tem em sua carteira de clientes empresas como Vale, Bradesco, Citibank e Ambev, e as construtoras Odebrecht e
De acordo com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, não houve ingerência política na indicação de Vieira de Mello. “A indicação do novo ministro do Trabalho é pessoal do presidente, e não passou pela política. O presidente consultou várias pessoas e lhe foi sugerido o nome desse mineiro. O presidente viu nele as condições para essa missão”, disse Marun.
Durante a cerimônia de posse, Temer evitou um discurso longo. Falou por menos de sete minutos e, em sua fala, tentou destacar como legado de seus dois anos à frente do governo a retomada da criação de emprego, apesar de a taxa de brasileiros desempregados ainda estar em níveis muito elevados. No entanto, o chefe do Executivo ressaltou que o novo ministro acumula conhecimento para ajudar no desempenho da prioridade de seu governo que é aumentar o número de emprego.
Comunicação FeserpMS/ Paulo Monteiro